Renova Vila Clara.

Sobre o Renova SP

O Renova SP integra o Programa de Urbanização e Regularização de Assentamentos do Plano Municipal de Habitação (PMH), e tem como objetivo regularizar e urbanizar cerca de 209 assentamentos no município de São Paulo.

A partir de sua base de dados (Habisp) a Secretaria Municipal da Habitação (SEHAB) desenvolveu índices de priorização para o atendimento, que envolvem critérios como vulnerabilidade social, riscos geotécnicos e saneamento entre outros. Contrastando estes índices com programas de saneamento básico como o Córrego Limpo da SABESP, foram selecionados e delimitados por microbacias hidrográficas, 22 Perímetros de Ação Integrada (PAI) prioritários, lançados em concurso Nacional de Arquitetura em 2011.

A proposta do concurso era pensar a urbanização dos assentamentos de uma forma ampliada, buscando a integração com o meio social e ambiental. Assim, as propostas trataram de considerar melhorias globais para o entorno, trazendo soluções de drenagem, mobilidade, vitalidade urbana e melhoras ambientais.

Uma vez que as equipes vencedoras do concurso foram contratadas, enfrentaram o desafio de recomeçar o trabalho por meio de um diagnóstico detalhado do perímetro de ação, que levou  a importantes adequações das propostas originais às realidades locais.

Os planos urbanísticos resultantes desta primeira etapa, com as devidas revisões das propostas do Concurso, constituem um valioso material para a revisão de planos regionais e uma oportunidade para começar a propor alternativas adequadas à realidade local.

Nossa equipe foi selecionada para o PAI Cordeiro 1, que fica na região do Jabaquara e engloba os bairros Vila Clara e parte de Americanópolis.  Para nós, a etapa do diagnóstico foi enriquecedora e reforçou ainda mais nossa ideia de que o projeto só poderia ser bem sucedido se co-criado com a população. Assim surgiu a proposta do Renovando Vila Clara, um programa desenvolvido por nós em paralelo aos trabalhos realizados para o Renova SP, para nos aproximarmos da população e aprender juntos como planejar e projetar a muitas mãos as mudanças que ocorrerão no bairro.

 Neste link estão as pranchas da proposta premiada em 2011.

Os projetos realizados após a contratação serão publicados aqui sempre que possível, respeitando sempre o andamento do trabalho da SEHAB junto à população local. E os processos de co-criação dos projetos e planos poderão ser seguidos neste blog e nas redes sociais, todos acessáveis pela plataforma: renovandovilaclara.com

Esse post foi publicado em Água Espraiada, Moradia, Participação Popular. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s